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História do WebAssembly

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História do WebAssembly

O WebAssembly (Wasm) foi anunciado pela primeira vez em 2015 por um grupo de empresas, incluindo Mozilla, Google, Microsoft e Apple. O objetivo era criar um formato binário portátil, eficiente em tamanho e tempo de carregamento, que fosse adequado para compilação na web.

Antecedentes:

Na década de 2000, a web se tornou cada vez mais complexa com aplicações como Gmail e Google Maps. O JavaScript, a linguagem de programação dominante na web, não era ideal para aplicações com alto desempenho.

Tecnologias precursoras:

asm.js: Uma subconjunto otimizado do JavaScript que permitia a compilação de código C/C++ para a web.

Google Native Client: Uma tecnologia que permitia a execução de código nativo em navegadores, mas com algumas restrições de segurança.

Desenvolvimento do WebAssembly:

O WebAssembly foi criado para combinar os benefícios do asm.js e do Google Native Client, oferecendo:

Eficiência: Código compilado em Wasm é executado em velocidades nativas, similar ao código C/C++.

Portabilidade: O formato Wasm é independente de plataforma e pode ser executado em qualquer navegador moderno.

Segurança: O Wasm foi projetado com a segurança em mente e inclui recursos para evitar ataques de malware.

Primeiros passos:

A primeira demonstração do WebAssembly foi a execução do jogo Angry Bots do Unity no Firefox, Google Chrome e Microsoft Edge.

Em 2017, o WebAssembly MVP (Minimum Viable Product) foi lançado para fornecer uma base estável para o formato binário, modelo de execução e integração na plataforma web.

Atualização e adoção:

Desde então, o WebAssembly tem sido constantemente aprimorado com novos recursos e funcionalidades.

Em 2019, o WebAssembly se tornou uma Recomendação do W3C, junto com HTML, CSS e JavaScript.

Atualmente, o WebAssembly é suportado por todos os navegadores modernos e é usado em uma ampla variedade de aplicações, como jogos, ferramentas de design, visualizações de dados e muito mais.

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Sou desenvolvedor de softwares natural de Curitiba. Desenvolvo softwares de dentro do meu quarto, enquanto escuto alguma musica inspiradora. A tarde provavelmente devo estar em algum escritório fazendo alguma função, se não, gostaria de estar andando de bicicleta pelas ruas.  Criei esse blog para compartilhar experiências no desenvolvimento de alguns projetos... boa leitura.